/Nubank: Vale a pena ter o cartão?

Nubank: Vale a pena ter o cartão?

Nubank é uma startup brasileira fundada em 2013 que iniciou suas operações oferecendo o que praticamente nenhum banco oferece: um cartão de crédito sem anuidade e desburocratizado. Tal proposta, por ser diferente de praticamente todos os outros bancos e cartões, pode atrair muitas dúvidas, principalmente quando se trata de: vale a pena ter o cartão? Neste texto, são respondidas várias perguntas comuns de quem ainda não tem um cartão roxinho.

Como o Nubank ganha dinheiro?

Sendo um cartão sem anuidade, a pergunta mais comum é: como o Nubank ganha dinheiro? E a resposta mais simples é: toda vez que você passa o cartão. Quando você compra em um estabelecimento na função crédito (e também no débito), o estabelecimento paga uma taxa pela transação, e essa taxa é dividida principalmente entre três empresas:

  • Adquirente (o nome que você lê na maquininha de cartão – Redecard/Cielo/GetNet/etc)
  • Bandeira (Mastercard/Visa/Amex/Etc)
  • Emissor do cartão/Banco (NuBank, Caixa, BB, Santander, etc).

Dessa forma, o Nubank fica com uma porcentagem minúscula todas as vezes que você utiliza seu cartão. Além disso, o Nubank oferece outros produtos – como o Rewards, um programa de pontos que cobra uma anuidade de R$ 190 – e ganha também uma taxa quando você não paga sua fatura na totalidade, ou seja, entra no crédito rotativo.

Quais são os benefícios do cartão?

  • Controle completo dos gastos e do cartão de crédito dentro do aplicativo
  • Ganhe desconto ao adiantar parcelas de suas compras
  • Bloquear cartão/desbloquear dentro do aplicativo
  • Definir um limite menor do que o limite total do seu cartão, por motivos de segurança
  • Solicitar aumento de limite direto no aplicativo
  • Aumento automático de limite se seus gastos forem frequentes e se você pagar a fatura com antecedência
  • Adiantar o pagamento da fatura

Estes são apenas alguns dos benefícios. No site do Nubank você pode ver mais.

Por que não fui aprovado no Nubank?

Como toda instituição financeira que oferece crédito, o Nubank precisa ter certeza que você é um bom pagador antes de lhe dar uma chance. Estar com o nome sujo no SPC/Serasa ou ter um score baixo (pontuação que indica o seu histórico com o mercado de crédito: se suas contas são pagas em dia, ter dívidas negativadas, etc) atrapalham sim e podem impedir que você tenha um cartão Nubank. As vezes, não é necessário ter o nome sujo durante o processo: se você algum dia já teve, suas chances de obter um cartão também diminuem.

Mas não são só os inadimplentes que têm a solicitação de um cartão de crédito negada. Alguns fatores podem tornar você “invisível” ao mercado que oferece crédito:

  • Nunca ter tido conta em um banco tradicional
  • Não fazer compras regularmente utilizando seu próprio nome e CPF
  • Nunca ter tido outro cartão de crédito
  • Nunca ter realizado um empréstimo, seguro pessoal ou outros

É mais fácil conseguir um cartão em outros bancos!

É um comentário muito comum na internet que conseguir cartões em outros bancos é mais fácil. O motivo real é que, diferente dos outros bancos, o Nubank estimula o consumo consciente e fornece meios (como estatísticas dentro do app) e dicas para otimizar a gestão do seu dinheiro, enquanto os outros bancos querem que você fique cada vez mais endividado e dependente deles. ¯\_(ツ)_/¯

Conclusão final: Vale a pena?

Vale a pena sim! O Nubank é um excelente cartão pra quem quer gerir melhor seu dinheiro e fazer compras regularmente, tanto na internet quanto em estabelecimentos físicos. Não está confiante? Não tem problema: não custa tentar! 😉

Posts Relacionados: